25
out

Outubro Rosa: cuidados e prevenção

20171004-Post-Avora-Outubro-Rosa-Chegou

 

Pois é, #Avorete, o mês de outubro já está chegando ao fim e pudemos ver lindas e excelentes ações de conscientização sobre o câncer de mama. Inclusive, na nossa página no Facebook tivemos uma emocionante live com a blogueira Karen Martinelli contando um pouco da sua trajetória na superação do câncer.

Mas, não é pelo mês estar acabando que a postura de cuidado deve também terminar. Cuidado e prevenção devem ser atitudes constantes e fazer parte do nosso dia a dia. É por isso que o nosso blog de hoje está voltado a pontos muito concretos para uma mudança de vida!

Como dissemos no último blog, uma vida saudável pode reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento do câncer de mama. É muito importante, portanto, sempre buscar uma alimentação e nutrição saudáveis acompanhadas de atividades físicas regulares a fim de controlar o peso e evitar a obesidade, assim como evitar o consumo desmedido de bebidas alcoólicas.

Junto a isso, o autocuidado mensal constitui a melhor maneira de se prevenir. O momento mais indicado para a sua realização é uma semana após o período menstrual e deve ser feito da seguinte forma:

1-      De pé, em frente ao espelho, observe: o bico dos seios, superfície e o contorno das mamas.

2-      Ainda em pé em frente ao espelho: levante os braços, observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.

3-      Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda: faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

4-      Deitada, com a mão esquerda, apalpe a mama direita: faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

5-      No banho, com a pele ensaboada: eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Cabe ainda como outra ferramenta de controle, a mamografia, exame que é sugerido de forma regular (anualmente) a partir dos 40 anos de idade. Ele favorece o diagnóstico precoce, eleva as taxas de cura e a possibilidade de um tratamento menos agressivo.

A luta contra o câncer não pode parar e a Avora confirma o seu apoio a essa causa tão digna! #JuntasSomosMaisFortes