18
out

Outubro Rosa

nutricao-esportiva

Desde o ano de 1997, o mês de outubro fica cor-de-rosa por todo o mundo. A campanha procura apoiar e conscientizar a população sobre o câncer de mama, que atinge inúmeras mulheres todos os anos, cujo melhor método de prevenção é a mamografia.

A mamografia deve ser feita todos os anos e ser levada como um exame de rotina importantíssimo. Além dela, pode-se identificar o câncer de mama com o autoexame de toque, onde a mulher apalpa os seios no seu dia a dia com o intuito de sentir algum nódulo ou carocinho. Se localizado, deve-se procurar um especialista, seguir suas instruções e realizar o diagnóstico completo.

Quando o diagnóstico é confirmado, uma das grandes necessidades que o paciente apresenta é a de apoio. Estar ao lado da família e de pessoas que o amam é muito importante nesse momento. O câncer não só afeta o corpo como também interfere no emocional e na psicologia tanto do paciente como das pessoas mais próximas.

O Outubro Rosa é um mês importante para muitas mulheres, assim como o Novembro Azul e o Setembro Amarelo são para outros pacientes. Ele demonstra o quanto as pessoas estão interessadas e preocupadas com o assunto, o quanto o time de apoio com essas mulheres é grande! Mas precisamos de algo além disso. Não basta vestirmos rosa em um dia do mês, mudar as fotos de perfil ou utilizar hashtags nas redes sociais, o importante mesmo é mudar o pensamento dentro da gente e tomar atitude. Previna-se e auxilie quem está passando por esse momento delicado, isso sim é conscientização e apoio!

Estamos juntas nessa, meninas!

Avora em apoio ao #OutubroRosa

 

Foto: vivasaude/Google